Regulação Emocional em Autistas
E quando se refere a saúde emocional? Quantos estão conferindo como andam suas emoções?
O que é Check – up emocional?
E quando se refere a saúde emocional? Quantos estão conferindo como andam suas emoções?
Em nossa sociedade aprendemos desde pequenos em cuidar da saúde física, procurar um médico, ao passar dos anos com a idade chegando, esses cuidados são intensificados. Aprendemos que a saúde física é a mais importante, como se saúde física estivesse praticamente separada da saúde emocional, mera distorção, a saúde física e emocional está completamente interligada e relacionada.
Quando a saúde emocional vai servir de escudo para o desenvolvimento de diversas doenças, por exemplo: gastrites, quedas de cabelos, síndrome do pânico, depressões, crises de ansiedades, vícios, compulsão alimentar e tantos outros problemas que se apresentam no corpo em formas de sintomas.
Então, você já parou para analisar como anda suas emoções? Como elas estão em seus relacionamentos interpessoais, profissional, e a qualidade de vida com a sua família? O casal está se relacionando bem? E a relação com amigos?
É comprovado cientificamente que as relações interpessoais trazem muitos benefícios para a saúde das pessoas, e como nos relacionamos com outras pessoas? A resposta é simples, nos relacionamentos através das nossas emoções, nossos sentimentos. Se as emoções vão bem, a uma tendência de as relações também irem bem, e a saúde física também será beneficiada. Caso você tenha se identificado com uma dessas questões, possa estar na hora de fazer um check – up emocional.
Como fazer um check – up emocional?

Geralmente as pessoas não sabem fazer diariamente reflexões de como antam suas emoções, por diversos fatores, como falta de tempo, correria no trabalho, não é habitual entre outras questões.
Qualquer pessoa pode fazer um check – up emocional, tanto no âmbito de se auto analisar como está sua vida e relações interpessoais, e também solicitar através de um psicoterapeuta esse tipo avaliação.
Check-up Emocional
Quando fazer um Check -up Emocional?
Quando a pessoa percebe que sua vida não vai bem, ou quando alguém próximo aponta que ela em determinado momento se apresenta de forma desequilibrada, não sabendo lidar com situações, aos quais até então lidava com naturalidade. É nesse momento que a pessoa precisa fazer o check – emocional, pois ela não está sabendo gerenciar suas emoções, ou lidar com algumas que estão atrapalhando sua vida.
Como funciona um check – up emocional com um psicoterapeuta?
Ao encontrar um psicoterapeuta, este irá agendar uma entrevista de acolhimento para colher os primeiros dados que servirá para estruturar mais três entrevistas no decorrer do mês, com dias e horários programados.
Ao término das quatro entrevistas, o psicoterapeuta irá indicar as possibilidades para que o cliente possa lidar com as questões apresentadas, dependendo da queixa, o cliente poderá fazer um acompanhamento psicoterapêutico individual, de casal, grupo e poder lidar de modo melhor com suas emoções e alcançar bem-estar emocional desejado.
Alguns os benefícios em fazer um check – up emocional?
- Reconhecer quando as emoções estão atrapalhando algumas situações pontuais que antes tinha facilidade;
- Identificar se as emoções estão atrapalhando as relações interpessoais;
- Identificar se as emoções estão dificultando os pensamentos e raciocínio;
- Averiguar se está tendo dificuldades em transformar suas próprias emoções e as dos outros sem suprimir ou reprimir de modo negativo;
- Se está tendo dificuldades de compreender as próprias emoções e dos outros;
- Perceber se está tendo rigidez com as próprias emoções;
- Se está tendo dificuldades quando casado (a) em lidar com as emoções do cônjuge;
- No ambiente de trabalho, escolar se está tendo dificuldades com as emoções;
- Identificar sintomas de ansiedade e depressão que atrapalham as emoções;
- Identificar quando as emoções estão atrapalhando sua criatividade;
- Quando as emoções estão atrapalhando a autoestima;
- Identificar se as emoções estão atrapalhando a adaptação em momentos de crise;
- Se as emoções estão causando insônia;
- Entre outros benefícios.